História

O Ritornello surgiu a partir de um trabalho desenvolvido na disciplina de Jornalismo Cultural do Curso de Jornalismo da UFSM. O professor Paulo Roberto Araújo propôs a criação de um blog sobre algum assunto cultural de interesse do aluno. Como gosto de música, escolhi trabalhar neste blog sobre as orquestras e os instrumentos musicais que a compõe. Ritornello é um símbolo colocado nas partituras que informa ao instrumentista que, ao chegar neste símbolo, ele deverá tocar novamente certo trecho da música. Portanto, como o nome sugere, espero que vocês retornem ao blog assiduamente.

25 fevereiro 2007

A Música nos tempos pré-históricos

Eu não iria trazer nenhuma informação sobre o princípio da música em si, porém achei algumas explicações bem interessantes e resolvi dividir um pouco do que descobri sobre a música primitiva.

A origem da música não pode ser estabelecida, nem a época do seu aparecimento. Presume-se, tenha sido a arte musical revelada ao homem sob duas formas:

1º) Pela arte da dança.
2º) Pela arte da palavra cantada, uma vez que, o canto foi empregado sempre, desde a época mais remota, em todas as cerimônias religiosas quase sempre unida à dança, considerada pelos povos da antiguidade como arte sagrada.

Deduz-se assim, que os homens da pré-história foram os primeiros a expressar emoções por meio de gestos, executando estranhos movimentos ritmados. Conseqüentemente, não há dúvida de que o ritmo tenha nascido com o primeiro homem, por isso que ele trazia consigo mesmo o ritmo das duas pulsações, o ritmo do andar e o ritmo da respiração, sentindo nascer em si, desde logo, a necessidade de reproduzi-los.

Supõe-se, também, que os primeiros homens tivessem querido imitar os sons da própria voz com objetos rústicos. Não há vestígios de que ficasse gravado nenhum canto do homem pré-histórico e, assim, não ficou nada concreto que nos possa revelar algo da música na era primitiva. É interessante lembrar, a unanimidade dos
musicólogos considerar que, da associação da arte da dança com a da palavra cantada, surgiu a sublime arte da música.

5 comentários:

Augusto Paim disse...

Um belo e explicativo post... Recuperou a qualidade (que o outro post ficou muito aquém do que tu pode fazer)!

Só dou algumas sugestões:

1) destaca mais o link, quem sabe com outra cor.
2) se tu tirou as idéias de algum livro, seria bacana tu citá-lo, inclusive pra compartilhar idéias indicando a fonte, caso alguém queira saber mais.
3) cuida colocação de vírgulas, coisas do tipo. Posso te mostrar algums coisas na aula, pra tu ver do q se trata.

No mais, eu aprendi com teu post. Um texto claro e que lança luz sobre algo q eu nunca tinha pensado: como surgiu a música!

Sílvia Medeiros disse...

Oi, Cá!!!

É verdade... não tinha parado para pensar no surgimento da música. Muito interessante a união dos ritmos do andar e da respiração...

E mais interessante ainda a união da dança e da palavra cantada! Só podia te dado música! Parece óbvio, mas não é, não! Hehehe!

Beijo, beijo! Aprendi também...

Sílvia Medeiros disse...

Cá!!!

Mais uma coisa: gostaria de pedir a tua ajuda para fazer um espaço que nem aquele ali do "O Ambiente da Orquestra". Procurei, procurei... mas não consegui! Só consegui colocar uma foto de um monte de pipoca! Mas queria fazer como o teu... três ou mais fotos passando, passando...

Beijo e muito obrigada!

GéLüersen disse...

Camila, muito interessante aquele espaço "O ambiente da orquestra". Gostaria, inclusive, que você me mostrasse como fez (para eu fazer tbm, hehehe).
Além disso, gostei do teu último post. Muito bem escrito e também resgatou um aspecto importante, que é essa contextualização histórica; bem explicativa. Isso poderia ser feito na maioria dos blogs, pois deixa o 'leitor' ou 'internauta' bem situado.

Abraços e até mais

Anônimo disse...

Gostei do visual. Está muito bonito. As fotos foram bem selecionadas. A linguagem é clara num texto bem escrito e agradável de ler. Parabéns. Do teu fã, o jairzinho ALAN