História

O Ritornello surgiu a partir de um trabalho desenvolvido na disciplina de Jornalismo Cultural do Curso de Jornalismo da UFSM. O professor Paulo Roberto Araújo propôs a criação de um blog sobre algum assunto cultural de interesse do aluno. Como gosto de música, escolhi trabalhar neste blog sobre as orquestras e os instrumentos musicais que a compõe. Ritornello é um símbolo colocado nas partituras que informa ao instrumentista que, ao chegar neste símbolo, ele deverá tocar novamente certo trecho da música. Portanto, como o nome sugere, espero que vocês retornem ao blog assiduamente.

05 março 2007

Música na Civilização Egípcia


O egípcio é o povo de civilização mais antiga de que se tem conhecimento, e sabe-se que a música e os músicos gozavam de grande consideração entre eles. Tanto na música religiosa como na guerreira ou na recreativa, davam preferências às expressões elevadas e serenas, reservando-lhe lugar de destaque no culto dos deuses, nos banquetes solenes e nas cerimônias fúnebres.

Os egípcios faziam escalas de sete notas às quais davam nomes, representado-as com os mesmos hieróglifos empregados na representação dos planetas. Entre os seus instrumentos encontravam-se os de cordas, como a harpa e o alaúde. As primeiras harpas egípcias eram pequenas e possuíam poucas cordas.


Os instrumentos de sopro eram as flautas de vários tipos e, em geral, de barro, de osso ou de marfim. Também, depois de descoberto o emprego do bronze, os egípcios fabricaram flautas e trombetas deste metal. Até hoje são conservados em vários museus do mundo, flautas egípcias de barro, madeira e bronze.

Eles contavam ainda com instrumentos de percussão, figurando entre eles os tambores de guerra. Com o bronze fabricavam címbalos (foto abaixo de um címbalo, atualmente chamado de pratos) em forma de pandeiros e várias espécies de castanholas, entre as quais se destacava o sistro, usado nas cerimônias celebradas em homenagem à deusa Isis, divindade que personificava a primeira civilização egípcia.


A música entre os egípcios era praticada em coletividade. À mulher, era reservado o desempenho de papel importante no conjunto musical.

Um comentário:

Caroloo disse...

Bem interessante a relação entre egípcios e música! Por que esse é um assunto tão pouco explorado? Não lembro de ver um documentário sobre o Egito que incluísse a música... Uma pena...
Ah, se quiser colocar o meu blog nos links, só digitar www.impressaumdigital.blogspot.com